Por que pouca gente usa a escova interdental?

Avalie este post

 

escova interdental

FONTE: ABO

 

Antes de mais nada, você sabe o que é uma escova interdental e para que ela serve?

Como o nome diz, a escova interdental serve para fazer a limpeza entre os dentes. Em outras palavras, é a escova que limpa locais onde a escova comum não chega.

A escova interdental tem as cerdas em formato cilíndrico ou cônico (mais para frente explicaremos quando é melhor usar qual formato) e é apoiada sob uma canaleta central que traz mais movimento para as cerdas.

Muita gente pensa que esse tipo de escova deve ser utilizado apenas por quem tem aparelho fixo na boca. E não é bem assim, a escova interdental deve ser usada por todo mundo, pois, ela remove a placa bacteriana das regiões interdentais, ou seja, dos espaços entre os dentes onde é mais comum a formação da placa bacteriana.

Assim, se você usar apenas a escova comum, boa parte da sua boca não será limpa, pois, nem mesmo o fio dental faz a limpeza que a escova interdental realiza.

Então, vale lembrar que não é uma escolha entre o fio dental e a escova interdental, eles são complementares para a limpeza de regiões onde a escova comum não consegue limpar.

Como comentamos acima, existem dois tipos de escovas interdentais:

Cônicas – usadas, normalmente, por quem tem aparelho fixo e/ou espaços maiores entre os dentes.

Cilíndricas – feitas para todo mundo, pois elas limpam melhor os locais onde o fio dental fica “folgado” e não consegue fazer a limpeza completa.

Então, utilizar a escova interdental é um hábito que deve ser incluído em sua rotina diária de limpeza dental. É um costume que vale a pena adotar para sua saúde bucal.

Pergunte ao seu dentista qual o tipo de escova dental mais recomendada para seu caso. Além dos tipos, existem diferentes tamanhos e um deles é o ideal para você. Nada melhor que um especialista para te orientar.

Fonte: ABO